terça-feira, 20 de julho de 2010

* Vídeo - Mas vale trocar

Biografia - Juan Del Encina


Juan del Encina (1469–1529) foi um poeta espanhol que, segundo diversos autores, compartilha a paternidade do teatro ibérico com Gil Vicente. Grande humanista, músico e cantor, a maior parte da sua obra lírica, escrita antes de 1500 foi escrita com a intenção de ser cantada. A sua poesia divide-se entre a profana e a sagrada, considerando a generalidade dos críticos que a primeira se sobrepõe à segunda em termos de inspiração. É caracterizado por um certo gosto popular e muita imaginação.

O seu apelido advém da cidade de onde nasceu, La Encina, perto de Ledesma.

Esteve ao serviço do Duque de Alba. Viveu em Itália, onde cantou para o Papa Leão X. De volta a Espanha, foi nomeado arcediago em Málaga. Em 1519 foi a Jerusalém, onde disse missa no Monte Sinai. Crê-se que tenha morrido em Leão.

São de Juan Del Encina as obras: Triunfo de la fama (1492); Cancionero (1496); Tan buen ganadico (1496); Más vale trocar (1496); Plácida y Victoriano (1513); Églogas


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Juan_del_Encina

1º Ensaio do Coral - 11/08/2009


O primeiro ensaio do coral, então intitulado "Sereno Madrigal", foi realizado na casa de Yeda Sayeg, no dia 04 de outubro de 2009.
Estiveram presentes cerca de 35 pessoas, atendendo ao convite do maestro Ignacio Gerber.

O maestro propôs para o primeiro ensaio duas peças de Juan de la Encina, grande nome da renascença espanhola: uma mais introspectiva: "Más vale trocar placer por dolores que estar sin amores" e a outra mais alegre: "Hoy comamos y bebamos". A escolha dessas músicas seguiram alguns fatores, sgundo o maestro: são belíssimas, de alta qualidade musical, mas com melodias fáceis de aprender e decorar e ainda muito didáticas na construção harmônica, permitindo inumeráveis variações sobre as melodias de cada naipe, podendo depois incluir instrumentos e percussão.